Patrimônio e tradição
O Douro é uma das regiões vinícolas mais antigas e emblemáticas do mundo. Localizada no nordeste de Portugal, foi a primeira região demarcada e regulamentada de vinhos, estabelecidada em 1756 pela Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro, tornando-se um marco histórico na viticultura global.
Em 2001, o Alto Douro Vinhateiro foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO pela sua paisagem cultural única, onde o homem e a natureza se uniram para criar um cenário de vinhas que moldam as encostas do rio Douro.
O nome Douro vem do latim “Durius”, que significa “rio de águas turbulentas”. Hoje, o rio é uma via importante para o transporte e o turismo, oferecendo passeios de barco que revelam as paisagens deslumbrantes da região.

O Clima
O Douro possiu um clima mediterrâneo com influêncuas continentais, caracterizado por verões quentes e secos e invernos frios. As temperaturas podem ultrapassar 40º no verão, enquanto no inverno caem para perto de 0º. A baixa precipitação (400 a 900mm/ano) e a presença de diferentes microclimas, devido à variação de altitude, contribuem para a diversidade e qualidade dos vinhos.
O Solo
O solo predominante é o xisto, uma rocha que retém calor, drena bem a água e permite que as raízes das videiras busquem nutrientes em profundidade. Esse solo pobre limita o vigor das plantas, resultando em uvas mais concentradas e aromáticas. As vinhas são cultivadas em socalcos (terraços), que maximizam a exposição solar e previnem a erosão.


As Castas
Add a touch of charm and coziness this holiday season with a wide selection of hand-picked decorations — from minimalist vases to designer furniture.